Vitória para no River e é eliminado da Sul-Americana

Leandro Domingues tenta se livrar de marcação
30 de setembro de 2009
Foto: EFE
O Vitória precisava de gols, no plural, e conseguiu apenas um e ainda tomou outro. Necessitando de uma vitória elástica para se classificar às quartas de final da Copa Sul-Americana, o Vitória recebeu nesta quarta-feira o River Plate-URU e empatou por 1 a 1. O time brasileiro havia perdido no jogo de ida por 4 a 1, o que o obrigava a uma vitória por 3 a 0.
Jogando contra o tempo, o Vitória partiu para cima dos uruguaios desde os primeiros minutos de jogo. Com mais volume de jogo, o time brasileiro envolvia com facilidade o River, mas seguia pecando nas finalizações. Enquanto isso, o River buscava se defender e arriscar nos contra-ataques.
Roger foi o protagonista das principais chances do time baiano. A melhor dela ocorreu aos 45min, quando, dentro da área, o atacante chutou e a bola raspou a trave da meta adversária. Outra boa oportunidade foi aos 21min, quando Roger dominou a bola na área, fez bom giro e concluiu para fora. Dessa maneira, acabou o primeiro tempo e restavam apenas 45min para o Vitória tirar a diferença.
As equipes voltaram para a segunda etapa com o mesmo espírito. Mais uma vez, o Vitória pecava pela ansiedade, que se tornava maior a cada minuto transcorrido. O River mostrava tranquilidade para administrar a larga vantagem, com um time bem plantado em campo.
Muitos erros de passe, consequência do desespero que tomava conta dos jogadores do Vitória, prejudicavam a qualidade da chegada do time ao ataque. Ainda assim, uma boa chance aos 14min, em falta batida por Leandrão. O chute forte no meio foi espalmado pelo goleiro Dos Santos, mas a zaga logo afastou o rebote.
A melhor chance aconteceu aos 34min, quando Robert cruzou da direita, a bola desviou no marcador e ia entrando no gol, mas Conceição tirou em cima da linha, provando que realmente não era a noite do time baiano.
Ainda assim, aos 41min, tarde demais, a equipe da casa balançou as redes. Elkeson finalizou da entrada da área e acertou o canto esquerdo de Dos Santos. Mas, depois de sair descontroladamente para o ataque, o Vitória acabou tomando o empate nos acréscimos, com Córdoba.
Dessa forma, o Vitória se despede da Copa Sul-Americana sob os aplausos da sua torcida, que reconheceu o esforço do time por procurar o resultado até o fim. Enquanto isso, o River Plate disputa as quartas de final contra o San Lorenzo, que eliminou o Cienciano.
FICHA TÉCNICA
Vitória 1 x 1 River Plate-URU
Gols
Vitória: Elkeson, aos 41min do segundo tempo
River Plate-URU: Córdoba, aos 48min do segundo tempo
Ponto Forte do Vitória
Não desistiu e tentou até o fim
Ponto Forte do River Plate-URU
Soube administrar a vantagem e ser eficiente na marcação
Ponto Fraco do Vitória
Erros de finalização
Ponto Fraco do River Plate-URU
Não houve
Personagem do jogo
Dos Santos, goleiro do River
Esquema Tático do Vitória
4-4-2
Gléguer; Apodi, Wallace, Fábio Ferreira e Leandro; Vanderson, Magal(Leandrão), Willian (Robert) e Leandro Domingues; Neto Berola (Elkeson) e Roger. Técnico: Vágner Mancini
Esquema Tático do River Plate-URU
4-5-1
Luciano dos Santos; Torrecilla, Ronaldo Conceição, Diego Sosa, Sérgio Bica (Córdoba); Porras, Rizotto, Rodrigues, Andrezinho (Klingender) e Ortíz; Puppo (Ferrés). Técnico: Juan Ramón Carrasco
Cartões Amarelos
Vitória: Wallace, Vanderson e Roger
River Plate-URU: Luciano dos Santos, Ronaldo Conceição
Árbitro
Pablo Pozo (CHI)
Local
Estádio Barradão, em Salvador